Colóquio de Pesquisa em Artes Cênicas será realizado durante IX edição do Festival Atos de Teatro Universitário

Por: | 04:52 Deixe o seu comentário!
Com o intuito de refletir sobre o teatro popular, o teatro de rua e/ou o teatro produzido no Nordeste, a IX edição do Festival Atos de Teatro Universitário realizará um Colóquio de Pesquisa em Artes Cênicas, que acontecerá durante os três dias do Festival, no espaço do Café do Teatro Municipal Severino Cabral, com início sempre às 15:30h.

A programação do Colóquio de Pesquisa em Artes Cênicas será composta por duas palestras e uma mesa de discussão. A primeira palestra terá como tema: A dramaturgia de Joaquim Cardozo, importante dramaturgo pernambucano, falecido em Olinda em 1978, que se inspirava nas tradições populares para construir seus textos teatrais, tais como: “O Coronel de Macambira” e “Boi de Carro”. A palestra será proferida pelo professor João Denys, da Universidade Federal de Pernambuco.

A atriz-pesquisadora e Profa. Dra. Melissa Lopes falará sobre As Micropercepções no Trabalho do Ator com a Máscara, na segunda palestra do Colóquio, apresentando a partir do conceito de devir, a ideia de que ao vestir a máscara, o ator deixa de ser, para estar em passagem.

Fechando a programação do Colóquio de Artes Cênicas, acontece a mesa de discussão: Teatro e Cultura Popular: diálogos e aproximações. A mesa será composta pelo Prof. Dr. Diógenes Maciel, da Universidade Estadual da Paraíba, e pela Profa. Dra. Ana Marinho, da Universidade Federal da Paraíba.

A IX edição do Festival Atos de Teatro Universitário acontecerá de 14 a 16 de novembro e é uma realização de estudantes, professores e servidores da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Teatro Municipal Severino Cabral. O evento tem como objetivo oferecer aos estudantes um espaço aberto à divulgação de suas produções cênicas realizadas no âmbito universitário, bem como promover um espaço para a formação, o intercâmbio e a difusão das Artes Cênicas na cidade de Campina Grande/PB.

Colóquio de Pesquisa em Artes Cênicas
Local : Café do Teatro Municipal
Horário : 15:30h
Dia: 14/11
Palestra com tema: A dramaturgia de Joaquim Cardozo
Prof. João Denys (UFPE)

Dia: 15/11
Palestra: As Micropercepções no Trabalho do Ator com a Máscara
Profa. Dra. Melissa Lopes (UFRN)

Dia: 16/11
Mesa de discussão: Teatro e Cultura Popular: diálogos e aproximações
Profa. Dra. Ana Marinho (UFPB) e Prof. Dr. Diógenes Maciel (UEPB)

MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO
https://www.facebook.com/festivalatoscg/
https://festivalatos.blogspot.com.br/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: